Olhem que bacana a dica da Karlinha Siqueira, uma gaúcha, fisioterapeuta, dona do blog Cidade dos Anjos, que nos escreve contando sua visão de atual moradora da ilha:
“Florianópolis tão amada e frequentada por todos nós gaúchos na época de verão, é conhecida por suas belezas naturais: suas praias, suas trilhas e seus recantos; nada disso é novidade. Todos já ouviram falar em algumas das praias de “Floripa”: Joaquina, Santinho e algumas praias do sul como Matadeiro, por exemplo, com suas ondas perfeitas para a prática do surf, Praia Brava e Jurerê Internacional, onde as areias mais parecem uma passarela de moda, e a partir do pôr do sol a festa continua nos seus bares, muito badalados, localizados na orla, com gente bonita e muitos famosos.”
“Mas como é a vida dos “florianopolitanos” após a invasão dos turistas?Bom, apesar de ser a capital do estado Catarinense, não é a maior cidade do estado, e por isso ainda podemos sentir aqui o ambiente de cidade pequena. Florianópolis tem alguns museus e teatros que durante o ano trazem uma programação variada, fazendo parte do roteiro nacional de peças teatrais e concertos. O Museu Cruz e Souza com um acervo pequeno permanente e algumas exposições visitantes; fica no centro de Florianópolis, na frente da Praça XV onde tem a famosa figueira. Ali perto está o Teatro Álvaro de Carvalho( TAC), teatro pequeno mas bem simpático, com uma excelente acústica. Na praça XV é onde fica a Catedral que foi recentemente reformada, vale a pena visitá-la. Durante todo o ano, faça chuva ou faça sol, os moradores da ilha tem o hábito das caminhadas e pedaladas na Beira Mar Norte, e onde aos domingos a tarde localiza-se uma “feirinha” de artesantos e produtos locais.”
“Saindo do centro, indo em direção ao norte da ilha localiza-se o bairro Santo Antonio de Lisboa. Esse é um dos poucos locais que ainda se pode ver a arquitetura açoriana nos casarios e encontrar com seus moradores mais antigos, “os manezinhos”. Ali também se localizam alguns dos restaurantes e bistrôs mais gostosos e simpáticos. No Leste da ilha pode-se visitar o projeto TAMAR, nacionalmente conhecido pela proteção das Tartarugas Marinhas e, também, a famosa lagoa da conceição onde ficam algumas das casas noturnas mais frequentadas da cidade durante todo o ano, pertinho da praia da joaquina. Além da paisagem lindíssima que pode ser conferida do alto do morro da lagoa, no mirante, aos domingos no final da tarde lotamos seus cafés, local de encontro de muitos florianopolitanos. “
“Bom, esta é a minha visão como moradora da ilha com algumas sugestões de passeios.”
Karlinha, já me deu saudades do verão… com certeza iremos visitar Floripa e seus encantos. Beijo grande!
O post Florianópolis – Brasil apareceu primeiro em Mezzo Mondo.